2011 - Residência artística: pesquisa, desenho, intervenção, performance, arte sonora, poesia, videoarte, fotografia (Espaço Stael Magesck, Vitória-ES)
2012 - Exibição: videoarte, performance av, arte sonora, poesia (DREAM.LUCID, Ufes, Vitória-ES)
2012 - Exibição: videoarte, performance av, arte sonora, poesia (2012, International Videoholica Videoart Festival - Bulgária)
2013 - Exibição Comissionada: instalação, videoarte, performance, arte sonora, poesia e web arte (Festival Casa.lab Infinitas, Vitória-ES) Guanaaní Hostel, Vitória-ES)
2014 - Exibição: vídeoarte, performance av, arte sonora e poesia (International Videoholica Videoart Festival - Bulgária
Concorreu a 3ª edição do Concurso de Mídias Alternativas do Festival de Vitória - 21ª Vitória Cine Vídeo em 2014.
Desenho, Poesia, Performance, Intervenção, Vídeoarte, Arte Sonora, Vídeoinstalação, Net.arte.
Trabalho intimista feito para grupos seletos em raras ocasiões no intuito de contribuir na revitalização dos centros urbanos, marcando fechamento do primeiro ciclo produtivo de Msensorial (AKA Edward Marily) em práticas colaborativas pós-estudantis enquanto residente no Estado do Espírito Santo nos 2010s.
Como experiência participativa em multimeios, WIP aborda, em uma estética proposital crua, a arte processual, processos orgânicos das relações entre vida e arte, corpo e ciências, tempo e memória. Baseadas em tríptico de desenho e poema, 03 intervenções realizadas em sala-instalação durante residência artística foram filmadas como performances semi-improvisadas para, então, se transformarem em exclusivas obras nas seguintes formas de exibição:
Notas de Curadoria:
Técnicas, conceitos, inspiração teórica são aspectos essenciais de “Work In Process”, mostra de arte em novas mídias de msensorial (AKA Edward Marily). O que os fundamenta e direciona, no entanto, parece ser outro intangível elemento: o tempo. Não aquele que vemos rodar incessante no relógio, mas este que nos dá histórias e que a partir delas nos constituímos.
“Work In Process” nasceu em 2011 como residência artística, concebida para ser uma obra aberta e colaborativa, tendo como único ponto de partida alguns elementos de seu trabalho anterior. À medida em que colaborador e artista criavam, as ideias de cada um determinavam as do outro, deixando entrever que na vida o nosso processo se forma a partir do processo do outro.
Agora, em 2013, “Work In Process” reconfigura as realizações da época, mostrando que o nosso presente é sempre uma reordenação e releitura de tudo que já vivemos. Neste sentido, o “em processo” questiona as compressões da arte entendida no sentido restritivo do resultado obtido, a obra, que desconsidera os estágios necessários para sua existência.
“Work In Process” desvela o processo do artista em sua busca por expressar-se através de arte sendo este “-se” o único fator implagiável: só há obra daquela maneira, pois há o processo único daquele que assim concebe. Deste modo, “Work In Process” fala do tempo da própria vida, obra feita de fragmentos completos em si, mas que segue aberta por definição.
Joana Quiroga
WIP
Work In Process (WIP) foca na composição não predeterminada que abraça transitoriedade e mutabilidade no processo de desenvolvimento colaborativo. WIP revela um solitário que decide ressuscitar ideias em forma de quebra-cabeças quando seu quarto é invadido por intrusos.
Fecundar
Em "Fecundar", os visitantes enxergam símbolos contidos no espaço como identidade, solidão, abandono e história. A performance sonora contém sample de Emanuele Errante.
Sonhos
Em "Sonhos", os visitantes são levados a sonhar com ajuda da técnica Somaterapia (ou Soma), terapia corporal brasileira baseada em teorias de Reich, capoeira de angola e gestáltica. A performance inclui arte sonora e videomapping.
Afeto
Em "Afeto", os visitantes lidam com símbolos perdidos da moral e da pureza da carne e do espírito, realizando uma leitura teatral de "Essa Propriedade Está Condenada" de Tennessee Williams para uma espectadora deficiente auditiva.
Arte Multimídia
Msensorial
Participantes/Colaboradores
PixxFluxx
Wizaro
Moa Freitas
Leane Barros
Charlene Bicalho
Luis Filipe Pôrto
Isabela Bimbatto
Ayla Lourenço
Lucas Côrtes
Curadoria
Joana Quiroga
Captação de Vídeo, Still
Compartilhe ou Nada!
Isabela Bimbatto
Sample Musical, Programação, Produção Sonora
Lucas Côrtes
Música Instrumental "Fecunda"
Emanuele Errante
Originalmente Masterizado por Twerk
Publicado pela Somnia Records - somnia 003
No albúm "Humus" (2008)
Engenheiro de Som, Mixagem, Masterização
Alex Cepile
Músico Convidado
Wanderson Lopez
Design Gráfico
JUUZ Design
Ass. Comunicação
Ariny Bianchi
Marcenaria
Reginaldo "Cebola" da Silva
Leitura de texto teatral
"Essa Propriedade Está Condenada"
Tennesee Williams
Poesia "Afeto" baseada em letras de
"You're the Only Star in My Blue Heaven"
Gene Autry
Arte Fotográfica
Fabricio Noronha
Felipe Amarelo
Bricia Moraes
Copyright © 2022 msensorial – Todos os direitos reservados
Foto: Victor de Prá – Logo: Juliana Lisboa, Juliana Colli
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.