2012 - Concebido especialmente para Festival de Arte Digital L.L.E.T. em Vitória-ES.
Premiado pelo edital núcleo de criação Rede Cultura Jovem - Instituto SINCADES Secult Es em 2012.
Projeto Acadêmico TCC de Luana Deiques e Henrique Trés aprovado pela Universidade de Vila Velha - ES.
Audiovisual e Algoritmo. Live Transcinema, narrativa transmídia.
Roteiro em Branco é derivado do curta-metragem "Crônicas de um Roteiro em Branco” sem lançamento de Henrique Trés dirigido por Vitor Bermudes e Leandro Nieiro sob produção de Luana Deiques, buscando estender a linguagem de cinema ao propor novas possibilidades na execução da mídia audiovisual. Logo pretende-se apresentar especialmente para o Festival LLET – Laboratório de Linguagens Eletrônicas e Tecnológicas uma ação performática complementar ao curta-metragem através da técnica de Live Transcinema.
Roteiro em Branco busca inserir o espectador na narrativa transmídia por meio da escolha de caminhos do personagem da história, um roteirista que dialoga com suas próprias idéias. Partindo da lógica de ramificações da narrativa por meio da técnica de Transcinema, na prática, imagens originadas do curta-metragem são apresentadas em diferente contexto, na forma de loops e multiplicidade de cenas.
Curta-metragem
Crônicas de um Roteiro em Branco (sem lançamento)
Sinopse: Criador e criatura discutem questões existencialistas quando um roteirista recebe ajuda de um personagem fictício para finalizar seu roteiro cinematográfico.
Narrativa Transmídia
Roteiro em Branco
A narrativa transmídia de Roteiro em Branco interfere na construção dos significados do curta no espectador, uma vez que as imagens são apresentadas ao mesmo tempo, diferente do que ocorre com a montagem no filme original. O audiovisual aqui caminha em direção a novas perspectivas de experimentação da obra pelo espectador. Nesse sentido, a interatividade acontece em outro âmbito e não apenas por meio da escolha de um caminho a ser percorrido pelos personagens. O participante deve interferir e fazer parte da obra, ser ele também o ator, o montador, o diretor. Ou seja, novas experimentações do cinema contemporâneo potencializados pelas novas tecnologias.
Direção
Vitor Bermudes
Leandro Nieiro
Roteiro, Ator
Henrique Trés
Produção
Luana Deiques
Trilha Sonora
Apecis (www.lucascortes.com.br)
Produção Multimídia, Executiva
Msensorial
Programação – Transmídia
Murilo Polese
Parceiro
PixxFluxx – Festival L.L.E.T.
Execução
Programa Rede Cultura Jovem
Instituto SINCADES
Realização
Secretaria do Estado do Espírito Santo
Copyright © 2022 msensorial – Todos os direitos reservados
Foto: Victor de Prá – Logo: Juliana Lisboa, Juliana Colli
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.